top of page
Buscar
  • elmarti3

Global Entrepreneurship Monitor (GEM)


Os resultados da mais recente pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) foi divulgada recentemente. Essa pesquisa é realizada há mais de 20 anos a nível mundial, e no Brasil as instituições responsáveis são o IBPQ (Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade) e o Sebrae.


E para que serve? Serve para mostrar um retrato do empreendedorismo no mundo, e tem um retrato do nosso Brasil nele. O que nos permite saber como estamos hoje, quais os avanços e retrocessos em relação aos anos anteriores, e ter uma ideia de para qual lado está indo o futuro dos negócios.


Mas como os empreendedores são diversificados e por isso mesmo tem oportunidades e problemas diferentes, a pesquisa permite conhecer essas especificidades e apontar onde são necessárias intervenções mais profundas. Ou onde elas continuam a ser necessárias, ano a ano.


Para quem, como eu, trabalha com mentorias e cursos, a atualização através de publicações relevantes é fundamental. Nossos clientes precisam da visão macro e de soluções localizadas para vencerem nos negócios.


A leitura do texto, com mais de 220 páginas, tem dados riquíssimos como o fato de que o sonho dos brasileiros em ter seu próprio negócio está em 3º lugar na lista de desejos, e o de fazer carreira em uma empresa está em 8º lugar.


Caso você queira ter uma visão mais geral do estudo, em uma busca na internet você encontra resumos divulgados pela imprensa em sites confiáveis, a partir da divulgação do evento pelo Sebrae. E se quiser, como eu, se debruçar no estudo completo, o link está abaixo:


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page